Avançar para o conteúdo principal

5 Passos para Limpar e Organizar o Guarda-Roupa




closet-modelos.jpg

 

Guarda-Roupa – 5 Passos para Limpar e Organizar


Quando já não sabemos onde guardar tanta roupa que se acumula por todos os cantos do quarto, porque o guarda-roupa tornou-se pequeno demais, chega o verdadeiro desafio todas as manhãs: Como encontrar, no meio de tanta roupa, peças práticas, confortáveis e elegantes que possam deixar-nos bem vestidas e acompanhar-nos durante um dia inteiro que pode passar por vários cenários de trabalho, família, amigos, lazer e de tarefas domésticas?

É aqui que geralmente olhamos para aquela pilha de roupa, que por ser muita, está muito mal organizada, e nunca encontramos um look que “encha os nossos olhos e medidas”.

Sei que por vezes apetece deitar tudo no lixo ou queimar e comprar um novo guarda-roupa, mas desta vez com peças minimalistas e que tenhamos a certeza que as vamos usar todas.

Mas, aí entra aquele sentimento que não querer se desfazer do vestido que lembra o primeiro encontro, do casaco tricotado pela avó, da saia oferecida pela mão, dos sapatos que custaram uma fortuna….

Ok…não precisa queimar a roupa, nem gastar todo o saldo do cartão de crédito para um novo closet!!!

E que tal organizar o guarda-roupa?

Mas saber como organizar o guarda-roupa nem sempre se revela uma tarefa fácil, especialmente no caso dos armários femininos e cheios de roupas, que na maior parte das vezes, nem usamos metade.

Não tenha pena de se desfazer das suas coisas, não se agarre ao passado!

Para ter um guarda-roupa funcional, tem de criar um que seja minimalista, tal como os expositores que vê nas lojas de moda feminina: fácil de ver, de escolher, de montar os looks e com uma excelente apresentação.

Daqueles guarda-roupa que se abre e que já sabemos à primeira que roupa usar…..porque todas as peças que lá estão dão vontade de usar.

Vamos então aos 5 passos para organizar o guarda-roupa (inspirado em Maria Guedes “Tanta Roupa e nada para Vestir”:

Passo 1 – Esvaziar o guarda-roupa

É isso mesmo, deitar tudo para fora do guarda-roupa. Tenha ao pé de si sacos pretos, caixas para guardar roupa, sacos para malas e sapatos e um pano para limpar o guarda-roupa por dentro.

Passo 2 – Categorizar a roupa

Faça grupos de roupa seguindo alguns critérios:
  • Roupa que está larga.
  • Roupa que está apertada.
  • Roupa que só usa 1 ou 2 vezes por ano.
  • Roupa que precisa de arranjos ou está manchada.
  • Roupa que já não se usa, porque está fora de moda.
  • Roupa que não gosta da forma como lhe assenta.
  • Roupa com cores ou formato  que não dá para combinar com nada.
Faça também, mas separado, num canto da cama, o grupo da roupa que adora muito, que não pode viver sem ela, e que jamais, em momento algum, ficaria sem ela.

Mas seja crítica, escolha só mesmo as peças sem as quais não se consegue imaginar, que são a sua cara, que estão em bom estado e que lhe assentam com uma luva.

Passo 3 – Deitar fora o que está estraga e não serve

Dê uma olhada criteriosa nos grupos do passo 2, menos o grupo da roupa que adora, e faça um novo grupo: o que está irremediavelmente estragado, não lhe serve, não é a sua cara, só de olhar dá-lhe voltas ao estômago e coloque num saco preto, daqueles de lixo e arrume tudo lá dentro para deitar fora.

As peças que que ainda sobraram dos grupos do passo 2, mesmo as que adora (essas vão entrar no closet), veja bem e avalie com rigor: valerá a pena arranjar ou manter? Só se os materiais forem muito bons e o design ou valor sentimental inigualável.

Entretanto encontrou algumas peças em óptimo estado, que mal usou, quase nova, mas que provavelmente não voltará a usar porque, afinal não lhe assenta bem, não combina com o seu estilo ou porque deixou de gostar. Aproveite e faça uma boa acção e doe a quem realmente precisa.

Passo 4 – Guarda o que não usa

Comece por pegar em todas as peças que sobraram dos grupos depois do passo 3, menos  a roupa que adora muito, e coloque, imediatamente, sem olhar e pensar mais nelas, em caixas ou sacos de arrumação e guarde-as na garagem, num armário de arrumações ou noutro sítio que mais tarde queira ir buscar.

Veja bem, não olhe mais para elas, feche bem as caixas e sacos e ….. poderá voltar a olhar para elas numa próxima estação ou reencarnação.

Passo 5 – Arrumar no guarda-roupa as peças a manter – com método

O que sobrou são as peças do grupo que adora muito e que não pode viver sem elas, que lhe assentam muito bem e que melhor reflectem o seu estilo e o seu gosto.

Mas antes de as colocar dentro do closet, dê uma última olhada crítica, e veja se realmente gosta, se combinam com o seu dia-a-dia, se são o seu estilo, se as cores combinam-se entre si.

Deverá ter ficado com poucas peças de roupa, algumas bem básicas como jeans, casacos, vestidos, saias ou casacos que lhe assentam bem.

Coloque tudo novamente dentro do guarda-roupa procurando sempre uma organização minimalista e de fácil utilização.

Ficou com o guarda-roupa pela metade????

Era essa a proposta!!!

Se depois desta limpeza  achar que ficou com pouca roupa, compre somente peças básicas e essenciais.

E não se esqueça:

             Crie um guarda-roupa simples e funcional, só com o essencial!



DECORAÇÃO-CASA-NOVA-2.jpg


Um abraço
Luísa de Sousa


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cropped Flare Jeans - Look de Domingo

Neste domingo nada melhor que inspirar-se em looks super em alta como o Cropped Flare Jeans! Este tipo de jeans estão aí em todos os lados, blogs de moda, revistas, street style, musas inspiradoras como uma das minhas preferidas blogueiras de moda Sydne Summer do blog http://www.sydnestyle.com . Sigo a  Sydne Summer  há muito tempo, gosto da forma como se veste, os looks que escolhe, o seu estilo super chique, feminino e elegante ! Por isso trago as fotos da Sydne com o look escolhido para domingo, descontraído, com peças básicas, como a camiseta às riscas que nunca sai de moda, está em todas as estações, todo o ano, quer seja em outfits de inverno, outono, primavera ou verão. É um básico obrigatório no guarda roupa feminino. Mas a peça coringa deste look é sem sombra de dúvidas a calça Cropped Flare Jeans!!! Inspirada nos modelos de jeans flare, bootcut, mas de cintura alta e cortadas pelo tornozelo!!! Sim, são sem sombra de dúv...

40 Maneiras de usar Echarpes

Quem nunca se viu “às voltas” com as echarpes, lenços, cachecóis , para colocá-los da melhor maneira para ficar a combinar com a roupa que veste ? Eu adoro o acessório echarpe, mas confesso que às vezes não sabia como colcar. Ora era demasiado comprida, demasiado larga, muito fina, muito curta….enfim, não havia maneira de acertar! Quando via esta foto de 40 maneiras de usar echarpes, foi como um “abre olhos”…. Fui logo experimentar e não é que acertei? Adorei de imediato o efeito. As mais favoritas, para mim, que combinam melhor com a minha forma de vestir, a minha personalidade e também com as minhas peças de roupa são a 8ª, 20ª e a última. Espero que tenha gostado e experimente que este acessório é uma das peças mais úteis do guarda-roupa de qualquer mulher. Um abraço Luísa de Sousa Foto: Encontrado em fashionworship.com

Moda para Mulheres Maduras

Hoje trago vários looks para mulheres acima dos 45, 50, 60 e mais anos. Quando pensei fazer este post achei que não ia encontrar muito material, mas surpreendi-me com a quantidade de looks que circulam no pinterest, youtube, tumbrl e noutras redes sociais para todos os tipos de estilos, desde os mais clássicos, passando pelos elegantes, roqueiros, modernos, esportivos, etc. Assiste-se hoje a uma enorme preocupação para esta faixa etária no que respeita à forma de vestir. As mulheres de hoje, com 50 anos e mais, não são como as de há 2 décadas atrás. Com o envelhecimento da população, com os papéis sociais modificados e com toda a informação disponível através das redes sociais, cada vez mais assiste-se a uma grande preocupação das mulheres no que respeita à sua imagem.  Elas querem estar mais bonitas, mais elegantes, com ar mais juvenil e com muita saúde, pois sabem que ainda têm uma vida pela frente e que os anos não serão impedimento para estarem sempre bem. ...